O que é a Terapia
EMDR
Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro. Permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas e traumas são armazenados para reprocessamento e dessensibilização dos mesmos.
Como funciona
Quando se pede ao cliente para lembrar-se de alguma situação ou sensação traumática, e lhe ajudamos com Estímulos Bilaterais (visual, auditivo ou tátil), o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e arquivá-lo de uma forma funcional. Perde-se a carga negativa associada ao evento, e muitas vezes se recuperam a lembranças positivas vinculadas a isso. Muitas pessoas relatam que a sensação da lembrança foi de fato colocada no passado, e que já não se incomodam mais ou lembrar dela.
A abordagem EMDR segue o protocolo de 08 fases:
Fase 1 - História Clínica: onde são levantadas informações como queixas, histórico atual da situação perturbadora, identificação das experiências traumatizantes, gatilhos disparadores das emoções no presente, projeção de futuro e resumo do plano de tratamento;
Fase 2 - Preparação e criação e instalação mental de um lugar seguro/calmo;
Fase 3 - Avaliação: onde são identificadas a memória-alvo, crenças negativas e positivas, emoções, sentimentos e avaliação do grau de perturbação do trauma ou pensamento;
Fase 4 - Dessensibilização: Essa fase se concentra nas emoções e sensações perturbadoras do paciente, com base nas medidas do trauma ou perturbação. Essa fase lida com todas as respostas da pessoa (incluindo outras memórias, idéias e associações que possam surgir) à medida que o evento alvo muda e seus elementos perturbadores são resolvidos. Essa fase oferece a oportunidade de identificar e resolver eventos semelhantes que podem ter ocorrido e estão associados ao trauma. Dessa forma, um paciente pode realmente superar seus objetivos iniciais e curar-se além de suas expectativas.
Fase 5 - Instalação: da crença positiva. O objetivo é concentrar-se e aumentar a força da crença positiva que o paciente identificou para substituir sua crença negativa original.
Fase 6 - Escaneamento Corporal.
Fase 7 - Fechamento.
Fase 8 - Reavaliação.
EMDR - Referências
A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de mais de 200 pesquisas publicadas internacionalmente em revistas, sendo que a American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Fontes: https://www.emdr.org.br/